Uma inovação natural na proteção de cereais e culturas agrícolas
Syngenta e Amoéba SA vão desenvolver e comercializar soluções de biocontrolo na UE e no Reino Unido
Basileia, Suíça Chassieu, França, Nov. 18, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- Uma inovação natural na proteção de cereais e culturas agrícolas
Syngenta e Amoéba SA vão desenvolver e comercializar soluções de biocontrolo na UE e no Reino Unido
As amebas, microrganismos unicelulares, estão hoje no centro de uma das mais recentes inovações biológicas aplicadas à agricultura : um biofungicida capaz de proteger o trigo e outros cereais contra doenças fúngicas devastadoras, responsáveis de perdas anuais de milhares de milhões de dólares em quebras de produção e redução da qualidade das colheitas.
Este novo produto, fabricado a partir do lisado da ameba Willaertia magna C2c Maky, apresenta um forte potencial para fazer evoluir a proteção biológica das culturas. Durante os ensaois realizados, a solução demonstrou eficácia contra os fungos causadores dessas doenças e mostrou capacidade para ativar os mecanismos naturais de defesa das plantas. Trata-se de uma solução biológica de nova geração, desenvolvida a partir de uma substância ativa natural e concebida para se integrar plenamente na gestão agrícola moderna.
Syngenta Crop Protection, líder mundial em biocontrolo e tecnologias inovadoras de proteção das culturas, e Amoéba SA, uma greentech francesa de referência, assinaram um Memorando de Entendimento para desenvolver e comercializar soluções inovadoras de biocontrolo destinadas aos mercados da União Europeia e do Reino Unido, com prioridade para os cereais e as grandes culturas. As duas empresas tencionam concluir um acordo de distribuição definitivo até à primavera de 2026.
Este acordo estratégico pretende oferecer aos agricultores uma nova geração de soluções biológicas que reforcem a sustentabilidade das práticas agrícolas, respondam ao desafio crescente da resistência aos produtos convencionais, e contribuem para facilitar o trabalho dos agricultores, que dispõem de cada vez menos opções para proteger as suas culturas.
Numa primeira fase, o foco incidirá no combate às principais doenças do trigo: a septoriose (STB) e a ferrugem amarela. Ambas estão entre as doenças mais prejudiciais económicamente para o trigo na Europa e no Reino Unido, afetando anualmente cerca de 9 a 12 milhões de hectares. Só na Alemanha, a STB provoca perdas de rendimento que variam entre 5% e 50% e representa um custo anual de 1,5 mil milhões de euros, enquanto a ferrugem amarela pode reduzir a produção em 10% a 70%, podendo mesmo destruir totalmente as colheitas das variedades suscetíveis, segundo fontes industriais e académicas de referência.
Matthew Pickard, responsável Proteção de sementes e Produtos biológicos da Syngenta na Europa, afirma: « Na Syngenta, estamos empenhados em disponibilizar soluções biológicas de nova geração, eficazes e alinhadas com os mais recentes avanços científicos. É um orgulho colaborar com a Amoéba para desenvolver soluções inspiradas na natureza que tragam verdadeiro valor aos agricultores destes mercados-chave. »
« Estamos muito satisfeitos desta colaboração com a Syngenta, líder mundial em inovação agrícola», acrescentam Benoit Villers, Président do Conselho de administração da Amoéba, e Jean-François Doucet, Diretor-geral da Amoéba. «Este acordo, que deverá conduzir a parcerias de desenvolvimento e distribuição entre as duas empresas, representa uma etapa determinante para a Amoéba. Permite-nos combinar a nossa experiência científica com a reconhecida liderança da Syngenta na proteção dos cereais e no mercado do biocontrolo, abrindo caminho a aplicações mais amplas nas grandes culturas.»
Fundada em 2010, a Amoéba desenvolveu uma solução de biocontrolo patenteada baseada no lisado da amiba Willaertia magna, distinguida com a prestigiada Medalha de ouro Bernard Blum em outubro de 2025 como a solução de biocontrolo mais promissora a nível mundial. Em junho de 2025, a substância ativa recebeu aprovação da UE, após avaliação científica da EFSA e decisão da Comissão Europeia. As autorizações específicas de produto estão atualmente em curso.
| Contatos com a imprensa | Recursos da web | ||
| Syngenta - Relações com a Imprensa media@syngentagroup.com Amoéba - Relações com a Imprensa Pierre Jacquemin-Guillaume Relações com investidores amoeba@actus.fr Serena Boni Imprensa financeira sboni@actus.fr Laëtitia Pinto Imprensa setor público geral pinto@droitdevant.fr | Recursos com a empressa | ||
Sobre a Syngenta
A Syngenta é uma empresa líder mundial em inovação agrícola, presente em mais de 90 países. A sua missão é desenvolver tecnologias e práticas que permitam aos agricultores produzir alimentos para uma população mundial crescente, protegendo simultaneamente o planeta. As suas descobertas científicas proporcionam benefícios inéditos aos agricultores e à sociedade, numa escala nunca antes vista. Guiada pelas suas prioridades de sustentabilidade, Syngenta desenvolve soluções que ajudam a cultivar plantas mais saudáveis em solos mais resilientes e com maior produtividade. A Syngenta Crop Protection está sediada em Basileia, Suíça, enquanto a Syngenta Seeds tem sede nos Estados Unidos. Acompanhe as nossas histórias no LinkedIn, Instagram e X.
Sobre a Amoéba
Fundada em 2010, a Amoéba é uma empresa de tecnologia verde sediada em Chassieu (Lyon, França) que tem como objetivo tornar-se um dos principais intervenientes no tratamento do risco microbiológico através da exploração patenteada de amebas nos setores da proteção de plantas e dos cosméticos.
Com uma experiência única no mundo, protegido por inúmeras patentes, a Amoéba é hoje a única empresa capaz de explorar em escala industrial todo o potencial da ameba Willaertia e cultivá-la em volumes suficientes para oferecer soluções biológicas que constituem uma alternativa viável aos produtos químicos amplamente utilizados atualmente. A Amoéba concentra-se atualmente no mercado mundial de biocontrolo para a proteção de plantas e no mercado de cosméticos. Uma vez que a comercialização de produtos fitossanitários está sujeita à obtenção de autorizações regulamentares locais, a empresa obteve a autorização de comercialização nos Estados Unidos e os trâmites regulamentares necessários estão em curso em vários países da Europa. No que diz respeito à substância ativa, ela já obteve em 2022 a aprovação nos EUA e o relatório positivo e definitivo da EFSA na Europa em junho de 2025. As autorizações de comercialização foram concedidas nos Estados Unidos e são esperadas nos próximos meses na Europa.
No que diz respeito à aplicação cosmética, esta última não requer aprovação prévia de uma autoridade competente na Europa e nos Estados Unidos. O ingrediente cosmético já está inscrito na lista INCI (International Nomenclature of Cosmetic Ingredients), abrindo caminho para a sua comercialização em todo o mundo, exceto na China, onde é necessária uma homologação local.
A Amoéba está cotada na Euronext Growth (ALMIB), integra a rede Bpifrance Excellence e é elegível para o regime PEA-PME.
Mais informações em www.amoeba-nature.com
A proteção de dados é importante para nós. Recebe esta publicação com base jurídica no artigo 6.º, n.º 1, alínea f) do RGPD («interesse legítimo»). No entanto, se não desejar continuar a receber informações sobre a Syngenta, basta enviar-nos uma breve mensagem informal e deixaremos de tratar os seus dados para esse fim. Encontrará mais informações na nossa declaração de privacidade.
Aviso da Syngenta sobre declarações prospectivas
Este documento pode conter declarações prospectivas, que podem ser identificadas por termos como «esperar», «poder», «será», «potencial», «prever», «perspetivas», «estimado», «visar», «no bom caminho» e outras expressões semelhantes. Essas declarações podem estar sujeitas a riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados reais difiram significativamente dessas declarações. Para a Syngenta, esses riscos e incertezas incluem riscos relacionados a processos judiciais, aprovações regulatórias, desenvolvimento de novos produtos, aumento da concorrência, risco de crédito do cliente, condições econômicas e de mercado gerais, conformidade e remediação, direitos de propriedade intelectual, implementação de mudanças organizacionais, depreciação de ativos intangíveis, percepção dos consumidores sobre culturas e organismos geneticamente modificados ou produtos químicos de proteção de culturas, variações climáticas, flutuações nas taxas de câmbio e/ou preços de matérias-primas, acordos de fornecimento de fonte única, incerteza política, catástrofes naturais e violações de segurança de dados ou outras perturbações das tecnologias da informação. A Syngenta não assume qualquer obrigação de atualizar as declarações prospectivas para refletir os resultados reais, alterações nas hipóteses ou outros fatores.
©2025 Syngenta. Rosentalstrasse 67, 4058 Basileia, Suíça.

© 2025 GlobeNewswire, Inc. All Rights Reserved.












